sábado, 17 de abril de 2010

RESENHA DO TEXTO: Informática como uma abordagem psicopedagógica. FIGUEIREDO, Mônica Nogueira da Costa

A autora reforça, nesse artigo, o computador como um recurso importante que pode auxiliar o professor em sala de aula, melhorando o aprendizado de forma mais ampla, desde que usado de forma correta.
Também vale lembrar que o computador é apenas um dos recursos que possibilita o sujeito trabalhar com o seu todo, e que devemos ter equilíbrio não só em relação a esse objeto de aprendizagem, como aos demais. Além disso, essa ferramenta também deve ser acompanhada do lúdico, num processo interdisciplinar e de aprendizagem, tornando-a um facilitador, atraindo crianças e adolescentes para um ensino criativo e atrativo. Segundo Vigostky (apud Figueiredo, 2007), a atividade criadora é uma manifestação exclusiva do ser humano, pois só este tem a capacidade de criar algo novo a partir do que já existe.
Existem softwares educacionais que oportunizam trabalhos respeitando a faixa etária das crianças. Esses softwares possibilitam às crianças que sejam autoras dos seus resultados e criando autonomia nas ações e tomada de decisões, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.
Há também, na área de informática educacional, a linguagem de programação Logo. Essa linguagem, além de trabalhar o cognitivo, atua no afetivo e na auto-estima, pois dá a liberdade de criar e recriar, sendo assim considerado um software aberto. Existem ainda os softwares fechados, onde as crianças encontram jogos pré-estabelecidos, onde elas apenas participam, de forma passiva. Mesmo assim, esses jogos também têm o seu valor no aprendizado. Por exemplo, alguns desses softwares têm um passo a passo, que ajuda o sujeito a se familiarizar com essa ferramenta, servindo de ponte para os programas abertos.
A informática quando utilizada para auxiliar a psicopedagogia, possibilita o desenvolvimento, entrelaçando corpo, mente e emoções. Assim, a análise desse texto, permite abrir novas janelas, especialmente o leque de possibilidades para o aprendizado, e incentiva o aprimoramento no conhecimento do uso da informática como uma ferramenta fundamental.






Disponível em: . Publicado em 21 de abril de 2007. Acesso em 14 de abril de 2010, 18:26.

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