sábado, 17 de abril de 2010

RESENHA DO TEXTO: Problemas de Desenvolvimento Cognitivo e a Interação com a Tecnologia. FAGUNDES, Lea da Cruz

As duas perguntas que começam o texto são a chave de sua abordagem, as quais poderiam ser fundidas em uma única pergunta: Como a informática pode auxiliar o tratamento na psicopedagogia?
Em primeiro lugar, o texto de Fagundes (1999) está nos convidando a pensar de forma interdisciplinar e intercultural, e, a partir do conhecimento sobre as novas tecnologias, podermos começar a entrelaçar a informática com a psicopedagogia para obtermos mais uma grande ferramenta de apoio no tratamento dos pacientes e no processo de aprendizagem. Assim, é importante conhecer a história, o contexto e os fatores que cercam o sujeito de forma ampla e intercultural, pois fazem parte de sua vida, influenciando na sua forma de vivê-la.
Dentre novos recursos para tratar a repetência, destaca-se a mudança do ambiente escolar passando de um método tradicional para um ambiente estimulador e criativo/construtivo, com isso, obtendo pontos positivos no desenvolvimento cognitivo, social e interdisciplinar com os alunos.
Se pudermos aprimorar ainda mais a psicopedagogia, porque não aproveitar a tecnologia, a qual está tão presente no nosso dia-a-dia, e cada vez mais tem contribuído para tal melhoria com as pessoas para o seu processo de recuperação? Deve-se ter em vista os resultados abordados no texto, incentivando as ferramentas tecnológicas, como a informática. Através de pesquisas e relatos a partir dos hábitos verbais ou não-verbais dos sujeitos em situação experimental, o pesquisador tenta conhecer o sujeito, especialmente quando há dificuldade deste em verbalizar sobre determinado assunto. Nesses casos, podemos unir o sujeito com o objeto, através de programas que vem ao encontro do pesquisador e do sujeito nesse processo de compreensão.
Segundo Piaget (apud Fagundes, 1999), é através da interação que se constrói o conhecimento, a qual se dá entre o sujeito e os objetos do seu meio social, num ambiente natural, físico, mental, simbólico, cultural, etc. Dessa forma, as novas ferramentas que se encontram no nosso ambiente de aprendizagem multimídia poderão ser estudados pelos psicopedagogos com a finalidade de enriquecer o tratamento nos mais diferentes ambientes.
Ainda analisando Piaget, a autora coloca que o meio poderá contribuir em diferentes intensidades para o desenvolvimento do sujeito, assim, acredita-se que cabe aos profissionais estimular ou não, o uso dessas preciosas ferramentas (informática e outras) para uma interação mais enriquecedora com o sujeito, dando uma oportunidade magnífica de qualidade das trocas de experiências de aprendizagem construtivistas na sua educação.
Problemas de Desenvolvimento Cognitivo e a Interação com a Tecnologia. FAGUNDES, Lea da Cruz. In: Informática em Psicopedagogia. OLIVEIRA, Vera Barros de (org). 2ª edição. São Paulo: Editora SENAC, 1999.

Um comentário:

Elisângela Ribas disse...

Olá Adriiii, adorei o teu blog.
Sério, muito clean, me deu muita vontade de uma café mesmo.
Gostei de tua relação com a teoria apresentada e espero que possas sempre relacioná-las ao longo do curso.
Acredito muito que a informática é UM dos diversos recursos que possibilitam a construção de conhecimentos, certamente dependerá da metodologia adotada por cada um de nós.

E o que mais podes colocar no blog?
Queres dar continuidade a ele?

um beijo e um abraço!!!

Postar um comentário